Tai Chi Chuan

AULAS DE TAI CHI CHUAN. Saúde integral de corpo e mente por meio de movimentos suaves embasados na medicina chinesa e em técnicas meditativas.

[ Tai Chi Chuan | Características | Chi Kung | Tui Shou | Conteúdo para alunos ]

Prática de Tai Chi Chuan no Parque Ibirapuera
Prática de Tai Chi Chuan na Vila Mariana, São Paulo

O Tai Chi Chuan (太極拳, tàijíquán) emprega o ideal do equilíbrio por meio do movimento. A execução de cada gesto nos convida a relaxar o corpo, a suavizar a respiração e a serenar a mente, o que caracteriza esta prática como uma meditação em movimento. Sua filosofia baseia-se no equilíbrio das forças yin yang no organismo e na importância do fluxo suave da energia vital (ch’i) para assegurar a nossa boa saúde.

Benefícios do Tai Chi Chuan

O Tai Chi é, ao mesmo tempo, uma atividade terapêutica e um estilo suave de arte marcial chinesa. A prática contínua leva o praticante a uma maior consciência corporal, melhoria da postura, da coordenação motora, do equilíbrio, alívio de tensões musculares, ganho de alongamento e mobilidade das articulações, diminuindo-se o risco de lesões.

No Centro Dao, oferecemos duas modalidades de Tai Chi Chuan: estilo Pai Lin (ênfase no cultivo da energia vital – qigong) e estilo Chen (estilo de Kung Fu interno com ênfase marcial).


Tai Chi Pai Lin no Parque Ibirapuera

TAI CHI PAI LIN
Aulas: ➧8h~9h (3ª, 5ª e sábado), ➧10h15~11h15 (3ª e 5ª), ➧19h~20h (2ª e 4ª).
O estilo compilado pelo mestre Liu Pai Lin contém elementos preciosos da medicina chinesa e dos treinamentos taoistas para o cultivo da energia vital. Durante a aula, são praticados exercícios variados de chi kung (qigong) e daoyin que aprimoram o fluxo energético, melhoram as condições de saúde física e mental. Englobam princípios internos, aspectos filosóficos e meditativos da arte, além da forma de Tai Chi Chuan de 37 movimentos.

Aula de Tai Chi Chuan estilo Chen com o Ven. Shifu Jiru

TAI CHI CHUAN da linhagem CHEN (Kung Fu interno)
Aulas: ➧9h10~10h10 (3ª, 5ª e sábado), ➧19h30~20h30 ().
O Tai Chi Chuan, popularizado mundialmente como um exercício terapêutico, advém de uma arte marcial centenária: o Kung Fu da família Chen. No Centro Dao, trabalha-se também essa proposta marcial, que envolve condicionamento físico, alongamento, equilíbrio do tônus em posturas estáticas (zhan zhuang) e coordenação através dos exercícios energéticos de chi kung (qigong) “enrolar a seda” (chansi gong). Há também o treino de formas, aplicações marciais, tuishou (em dupla) e armas.


Professor: .
Fisioterapeuta, acupunturista e professor de Kung Fu, Chi Kung e Tai Chi Chuan.

Rua Machado de Assis, 56A – metrô Ana Rosa, Vila Mariana, São Paulo.

Através da combinação dos aspectos terapêuticos, meditativos, filosóficos e marciais que abrangem o Tai Chi, buscamos oferecer uma prática completa e de grande profundidade.

A nossa proposta é difundir o Tai Chi Chuan tradicional a partir dos seguintes pilares:
(1) Terapêutico – princípios internos da arte transmitidos pela linhagem taoista do Mestre Liu Pai Lin (estilo Tai Chi Pai Lin) com ênfase em treinamentos preciosos da medicina chinesa para o cultivo da energia vital (chi kung);
(2) Meditativo – equilíbrio entre corpo e mente – serenar a mente, desenvolver foco e expressar suavidade;
(3) Filosófico – compreensão de princípios embasados na medicina chinesa e na filosofia taoista;
(4) Marcial – arte marcial interna descendente da linhagem Chen – padrão de movimentos em espiral guiados a partir do centro.

Escola Chenjiagou de Taijiquan na China
Marco Moura e grupo de praticantes com Grão-Mestre Chen Xiaoxing e Mestre Chen Ziqiang na Escola da família Chen na China.