Qual modalidade de Tai Chi escolher?

O Tai Chi Chuan é uma arte corporal que cultiva o equilíbrio interior e a harmonia entre corpo e mente. Seus movimentos são geralmente fluidos e meditativos — um ritmo suave que acalma a mente e fortalece o corpo.

No Centro Dao, oferecemos duas abordagens distintas dessa prática. Ambas promovem bem-estar, mas com ênfases diferentes. Veja qual delas combina mais com você:

– Estilo Pai Lin de Tai Chi Chuan

Ideal para quem busca saúde, vitalidade e serenidade no dia a dia.
Além da sequência de 37 movimentos do Tai Chi Pai Lin, as aulas incluem exercícios terapêuticos de Qigong (Chi Kung) — práticas suaves que vêm da medicina tradicional chinesa e ajudam a desbloquear a energia vital..

Público: Adultos de todas as idades interessados em movimento consciente, melhora da saúde e uma arte corporal vitalizante sem impacto.

– Estilo Chen de Tai Chi Chuan

Para quem busca um treino mais vigoroso e marcial (Kung Fu).
O estilo Chen vem da aldeia de Chenjiagou, berço do Tai Chi Chuan. Ele combina suavidade com explosividade, e inclui práticas em dupla (como o Tuishou, “pressão das mãos”) e sequências chamadas tàolù (formas coreografadas que integram princípios de expressão da força interna).

Público: Quem tem interesse em artes marciais, deseja desenvolver força interna, foco e uma prática física suave, mas com vigor e algum impacto.


Ao escolher sua modalidade, o mais importante é considerar suas próprias necessidades e objetivos pessoais. Seja qual for a modalidade, é importante lembrar que a prática de artes marciais requer dedicação, paciência e comprometimento.