Meditação

A meditação é uma prática de cultivo interior com efeitos positivos na saúde mental e física. Seus benefícios têm sido comprovados por tradições antigas e, cada vez mais, pela ciência atual. É uma prática essencial para o autoconhecimento, desenvolvendo tranquilidade, clareza mental e equilíbrio. Além disso, propicia uma base para transformações profundas da consciência humana. ​

▸ Buscando a serenidade

O homem moderno adquire desde cedo o hábito de pensar incessantemente, tendo dificuldade em tranquilizar sua mente por vontade própria. O passado e o futuro são alvos de suas inquietações, enquanto isso, não vivencia o aqui e agora. Segue dia e noite com a mente agitada, pois não foi ensinado a parar, a silenciar e a desgarrar-se. A atividade mental desenfreada deixa sua assinatura nas células do corpo e tem como efeitos os males que conhecemos na sociedade moderna: estresse, ansiedade, insônia, memória falha, dificuldade de raciocínio, doenças psicossomáticas, etc. Na linguagem budista, todos os males são combinações dos três venenos da mente: o desejo impulsivo, a raiva e a ignorância.

“Não siga o passado, não se perca no futuro.
O passado não existe mais, o futuro ainda não chegou.
Observando profundamente a vida como ela é,
aqui e agora, o praticante encontra paz e liberdade.”
Bhaddekaratta Sutta

▸ Vivendo o momento

O indivíduo hábil em permanecer com atenção plena ao momento presente é capaz de vivenciar o dia a dia com maior grau de felicidade e paz. A prática constante propicia o relaxamento basal, o equilíbrio das emoções e o uso aprimorado da memória. Há uma diminuição na atividade cerebral desordenada, o que promove maior capacidade de raciocínio, estabiliza o sistema nervoso, regula a produção de hormônios, dentre inúmeros outros benefícios. A prática diligente da meditação libera a mente de seus condicionamentos habituais, de modo que os pensamentos viciosos, as emoções conflitantes, os julgamentos distorcidos e as tendências impulsivas perdem o poder de dominação. Abre-se espaço para a visão clara das coisas como realmente são.

▸ Qualidade de vida

Meditação no Templo Tzong Kwan com Marco Moura

A partir desse método simples, o equilíbrio da mente é restabelecido, bem como a sua capacidade de estabilidade, clareza e sensibilidade aguçada. Meditar é experimentar a vida em sua totalidade, com atenção plena ao próprio corpo, aos nossos sentidos, à nossa atividade mental e a tantas coisas sutis e importantes que passam despercebidas diante da desatenção rotineira. Meditar nos direciona a abandonar a complicação e a vivenciar a simplicidade da vida.

▸ Vivencie na prática

A meditação está ao alcance de todos e só depende da determinação de cada um em dedicar a si mesmo momentos de tranquilidade que serão convertidos em uma vida muito mais saudável. No Centro Dao, é ensinada a meditação budista com foco na respiração (anapanasati), além da prática caminhando e meditação no amor benevolente (metta). O curso básico consiste em três encontros com aulas semanais em dia de semana ou sábado conforme a formação de turmas.

Marco Moura
Professor de Meditação e diretor do Centro Dao de Cultura Oriental