Marco Moura

Marco Defensor de Moura no Templo Tzong Kwan
Marco Defensor de Moura desenvolve um trabalho voltado à saúde integral de corpo e mente baseado na antiga sabedoria oriental. É professor de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Meditação no Centro Cultural Tzong Kwan. Atua também como Fisioterapeuta e Terapeuta Natural em Medicina Tradicional Chinesa, realizando atendimentos de Acupuntura, Reiki e Exercícios Terapêuticos Chineses.

Atraído pela cultura oriental desde a infância, dedica-se há vários anos ao estudo do budismo, da filosofia taoista e medicina chinesa. Tem convicção de que a sabedoria oriental, baseada em uma visão clara sobre causa e efeito, oferece métodos precisos para uma vida de excelência, de plena saúde e consciência. Em suas atividades tanto terapêuticas como marciais, enfatiza a importância da meditação e da atenção plena ao corpo.

No Templo Tzong Kwan, teve e tem tido a oportunidade de aprender e praticar meditação com importantes mestres budistas, dentre eles: Ven. Mestre Pu Hsien (Taiwan), Ven. Mestre Zhihan (Canadá e América do Sul), Ven. Mestre Jiru (EUA) e Ven. Mestre Kai Zhao (Malásia).

Conta com 26 anos de experiência em artes marciais, sendo professor há 10 anos. Começou a praticar Kung Fu em 1990, aos 11 anos de idade, na antiga academia matriz do estilo Garra de Águia. Dos 15 aos 22 anos, dedicou-se ao Karatê estilo Goju-Ryu, chegando à faixa preta. Em 2007, formou-se como instrutor de Kung Fu, de Chi Kung e, em 2009, de Tai Chi Chuan estilo Pai Lin. Também é praticante do estilo Chen de Tai Chi Chuan, além de técnicas de Chi Kung aprendidas com diversos mestres.

Associa à prática das artes marciais os seus princípios filosóficos como um caminho de vida. “Aquele que vivencia a essência das artes marciais no dia a dia aprende a ter uma vida saudável e a direcionar suas atitudes de modo a viver em harmonia consigo mesmo e com o meio.”

Sites: dao.com.brMeditação Online | #TaiChiSampa
e-mail: marcomoura@dao.com.br


CURRICULUM

Atividades: atendimentos terapêuticos em Acupuntura, Fisioterapia, Pilates, Reiki e Exercícios Terapêuticos Chineses; aulas particulares e em grupo de Kung Fu, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Pilates e Meditação.

Formação superior:

  • Graduado em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho – 2012;
  • Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela UAM – Universidade Anhembi Morumbi – 2003.

– Professor de Kung Fu estilo Garra de Águia com certificação internacional de faixa preta pela Grã-Mestra Lily Lau;
– Instrutor de Tai Chi Chuan Pai Lin formado pelo prof. Ronaldo J. F. e certificado pelo Mestre Liu Chih Ming;
– Instrutor de Chi Kung (exercícios e posturas energéticas chinesas) certificado pela Liga Nacional de Kung Fu;
– Instrutor de Pilates formado pela Metacorpus Studio Pilates;
– Acupunturista formado pelo CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas);
– Terapeuta em Cura pela Imposição de Mãos (Reiki e Chi Kung) certificado pela Humaniversidade Holística e Dra. Mércia Chade;
– Professor de Meditação Budista sob orientação dos monges do Templo Tzong Kwan.

Cursos extras e seminários:
– Curso da Técnica Nagano de Acupuntura no SATOSP – 2017
– Tai Chi Chuan estilo Chen com Mestre Chen Ziqiang – 2016 (Laojia Yilu) e 2017 (leque e tui shou)
– Tai Chi Chuan estilo Yang com Mestre Yang Jun – 2015 (forma longa) e 2016 (espada)
– Curso de Primeiros Socorros com Coronel Ferraz – 2014
– Curso de extensão de Pilates solo na Universidade Gama Filho – 2011
– Curso “Mente e Meditação: o olhar da ciência” na USP – 2009
– Curso Fundamentos de I Ching na Sociedade Taoista do Brasil – 2008
– Curso Tao Yin e Qi Gong em distúrbios com Mestre Liu Chih Ming – 2007
– Curso de Chi Kung (Zhan Zhuang e Ba Duan Jin) com Mestre Lam Kam Chuen – 2006
– Curso de Arbitragem em Kung Fu pela FPKT – anualmente de 2008 a 2014
– Curso de Medicina Esportiva com Dr. Huang Yu Sheng – 2007
– Curso de Anatomia voltado às artes-marciais com Dr. Huang Yu Sheng – 2006
– Curso de Primeiros-Socorros voltado às artes-marciais com Dr. Huang Yu Sheng – 2005
– Curso de Reiki Universal com Dra. Mércia Chade – 2002


Sifu Sérgio, Sifu Francisco, Sifu Edilson, Sikung Lily Lau, Professor Ronaldo, Mestre Jiru
Mestres de artes marciais do Prof. Marco ao longo dos anos.
Campeonato de Kung Fu em março de 1993.
Campeonato de Kung Fu em março de 1993.
Marco Moura na conquista do primeiro lugar no Campeonato Paulista de Kung Fu 2014 – categoria Tai Chi com Armas Avançado.
Marco Moura na conquista do primeiro lugar no Campeonato Paulista de Kung Fu 2014 – categoria Tai Chi com Armas Avançado.

TRAJETÓRIA:
1990: iniciou a prática do Kung Fu Garra de Águia na academia matriz do Mestre Li Wing Kay com os professores Sérgio Queiroz e Francisco Nobre, seu atual professor.
1994: interrompeu a prática de Kung Fu e iniciou o Karatê Goju Ryu com o Sensey Kyan.
2000: graduou-se faixa preta de Karatê.
2002: retomou a prática de Kung Fu na academia matriz com Mestre Edilson Moraes. Começou a estudar budismo e taoismo.
2003: formou-se bacharel em Publicidade. Iniciou o curso de Acupuntura, a prática de Chi Kung terapêutico e de Meditação.
2004: recebeu iniciação de Reiki I e II. Iniciou-se no Curso de Instrutor de Kung Fu.
2006: formou-se acupunturista pelo CEATA e iniciou-se na carreira de terapeuta natural. Participou de seminário intensivo de Chi Kung com o Mestre Lam Kam Chuen.
2007: formou-se instrutor de Kung Fu com Mestre Edilson Moraes e instrutor de Chi Kung com Sifu Paulo José da Silva. Começou a ministrar aulas de Kung Fu no Ipiranga, onde ficou por 6 anos. Participou do curso de Tao Yin e Qi Gong com Mestre Liu Chih Ming no 1° congresso de Medicina Chinesa e Acupuntura da Ameca.
2008: iniciou a prática do Tai Chi Pai Lin com o Prof. Ronaldo Fernandes. Ministrou a disciplina “Tai Chi Chi Kung” no curso técnico de Terapias Corporais da escola CETAS. Criou o emblema da Liga Nacional Garra de Águia e foi homenageado na Câmara Municipal de São Paulo pelo trabalho de divulgação do Kung Fu.
2009: participou de exame profissional de Tai Chi Chuan estilo Pai Lin, sendo examinado e aprovado pelo Mestre Liu Chih Ming. Tomou refúgio budista no Templo Tzong Kwan e recebeu seu nome de dharma em chinês.
2010: participou de curso de técnicas de Tigre com Grão-Mestre Frank Yee do estilo Hung Ga. Concluiu a arte interna do Bagua Zhang em 8 palmas com Prof. Ronaldo.
2011: ministrou seminário sobre Tai Chi Chuan no Centro Universitário Sant’Anna.
2012: organizou a inauguração do Centro Cultural do Templo Tzong Kwan, passando a integrá-lo como professor titular de Meditação, Tai Chi Chuan e Kung Fu. Formou-se bacharel em Fisioterapia.
2013: foi graduado faixa preta 1° dan de Kung Fu, certificado em Tai Chi Espada pelo Professor Ronaldo e formou-se instrutor de Pilates. Participou do seminário “Sap Luo Da” com a Grã-Mestra Lily Lau.
2014: recebeu homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo trabalho de desenvolvimento do Kung Fu. Foi campeão paulista de Tai Chi com armas (espada). Participou de treinamento intensivo de Tai Chi Chuan estilo Chen (forma “laojia yilu”) e curso-retiro de Meditação Vipassana de 10 dias.
2015: desfiliou-se da Liga Nacional Garra de Águia e ingressou no sistema internacional Lily Lau de Kung Fu Garra de Águia, sob tutela de seu antigo professor, o Sifu Francisco Nobre. Participou do Encontro da Linhagem de Tai Chi Pai Lin com o Mestre Liu Chi Ming. Participou do Seminário-retiro de Tai Chi Chuan – Forma Longa – com o Mestre Yang Jun, herdeiro da linhagem Yang.
2016: Participou do 1° Seminário de Tai Chi Chuan estilo Chen com o Mestre Chen ZiQiang, herdeiro da linhagem Chen. Participou do seminário de Tai Chi Espada com o Mestre Yang Jun, herdeiro da linhagem Yang de Tai Chi Chuan. Participou de exame internacional de faixa preta com a Grã-Mestra Lily Lau.