Benefícios do Kung Fu
Várias são as vantagens da prática do Kung Fu. Além da habilidade marcial, proporciona enormes ganhos, tais como:
SAÚDE
– A prática regular oferece benefícios globais para a saúde: desenvolve e fortalece o corpo, reduz a gordura e o colesterol, aumenta a resistência cardiopulmonar e o rendimento nas tarefas diárias.
– Desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e postura. Em termos práticos, significa maior domínio sobre o corpo e seus movimentos, de forma a prevenir lesões e garantir um bom desempenho em todas as atividades corporais.
– Durante o treinamento, são liberados hormônios e neurotransmissores que atuam na saúde mental, evitando a depressão, o stress e a ansiedade. Além disso, melhora a concentração e a aprendizagem.
– Quem se exercita regularmente previne o envelhecimento precoce, permitindo que o corpo seja ativo por muito mais tempo. A longo prazo, inibe o surgimento de diversas doenças.
DEFESA-PESSOAL
– Tradicionalmente, o Kung Fu aprimora a habilidade marcial e as técnicas de defesa-pessoal. Trata-se de uma arte marcial completa e eficiente, com características peculiares a cada estilo.
CULTURA
– O Kung Fu tem raízes na China antiga, cuja riqueza cultural encanta o mundo todo.
– A filosofia chinesa, influenciada pelo taoismo, confucionismo e budismo, fornece bases para o equilíbrio mental e tem no Kung Fu um expoente para o desenvolvimento da capacidade física, mental e espiritual.
DISCIPLINA
– A disciplina do Kung Fu torna o praticante mais centrado e sereno, beneficiando seu aspecto mental e emocional. Ganha-se segurança e desenvolve-se a auto-estima.
– O praticante melhora tanto sua postura corporal como o seu caráter. Torna-se consciente de suas responsabilidades para com o próximo e o meio-ambiente.
“O Kung Fu envolve o desenvolvimento físico, mental e espiritual do praticante. Ele é uma arte e artes não têm limite – são os artistas que lhes dão forma. A dedicação do artista-marcial e o seu foco na prática o tornam capaz de enfrentar e superar seus limites com êxito. O nome “Kung Fu” significa “trabalho árduo” e remete à ideia de que para se chegar a algum lugar e conquistar um objetivo, não se pode medir esforços. O praticante de Kung Fu se aprimora constantemente na arte, não limitando o seu potencial e nem se acomodando. Aqueles que realmente crescem no Kung Fu não o vêem como uma série de exercícios, mas sim como um caminho de vida.”