Tai Chi Chuan estilo Chen

Tai Chi Chuan estilo Chen

O Tai Chi Chuan se popularizou mundialmente como um método de exercícios suaves e lentos, usualmente indicado para pessoas com idade avançada. Tal estereótipo, no entanto, retrata pouco do Tai Chi Chuan em seu aspecto original, que também apresenta técnicas de artes marciais com movimentos mais vigorosos e rápidos.

O que grande parte dos ocidentais conhece hoje como Tai Chi Chuan é uma variante da arte marcial original da Vila Chen (chenjiagou) na China. Essa arte marcial, que na antiguidade era restrita à família Chen, ganhou expansão mundial a partir de Yang Luchan, um forasteiro que foi aceito pela família Chen para receber a transmissão de sua arte marcial. Proibido de divulgá-la abertamente, criou seu próprio método, o Tai Chi Chuan da família Yang, onde os movimentos marciais são mais sutis e o método de treinamento mais suave.

Após a propagação mundial do Tai Chi Chuan através dos sucessores da família Yang, ficou então conhecido o fato de que suas raízes encontram-se na arte marcial da família Chen. Hoje em dia, o método marcial Chen de Tai Chi Chuan (陳家溝太極拳) é ensinado abertamente pela geração atual da família a partir da Vila Chen para o mundo. Dentre os principais mestres do estilo, podemos destacar os irmãos Chen Xiaowang e Chen Xiaoxing, que têm recebido alunos de diversos países e viajado mundo afora na divulgação da arte.

Marco Moura e Ven. Mestre Jiru

No Centro Cultural Tzong Kwan, o estilo Chen foi introduzido por intermédio do Mestre Jiru, monge abade do Templo MABA nos Estados Unidos, que treinou a arte diretamente com o Grão-Mestre Chen Xiaoxing quando esteve na Vila Chen. Marco Moura foi o primeiro aluno aceito pelo Mestre Jiru para transmitir ensinamentos referentes a essa linhagem. Visando aprimorar-se na arte, Marco Moura pratica atualmente com o professor Gil Rodrigues, discípulo do Mestre Chen Ziqiang (filho do Grão-Mestre Chen Xiaoxing e instrutor-chefe da escola de Taijiquan na Vila Chen).

Prof. Gil Rodrigues, Mestre Chen Ziqiang e Prof. Marco Moura
Prof. Gil Rodrigues, Mestre Chen Ziqiang e Prof. Marco Moura
Marco Moura participando de aula com Mestre Chen Ziqiang

Seminário com Mestre Chen Ziqiang