Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan

Estilos PAI LIN e CHEN de TAI CHI CHUAN. Promove a integração de corpo e mente por meio de movimentos suaves, da respiração profunda e da mente serena. ☸

[ Tai Chi Chuan | CaracterísticasChi Kung | Tui Shou | Conteúdo para alunos ]

Tai Chi Chuan no Centro Cultural do Templo Tzong Kwan, São Paulo, Brasil
Tai Chi Chuan no Templo Tzong Kwan, São Paulo, Brasil

O Tai Chi Chuan (tàijíquán), com seus movimentos suaves e coreografias que inspiram harmonia, é essencialmente um dos mais profundos estilos de artes marciais chinesas. Fundamenta-se na observação dos princípios da natureza, no equilíbrio das forças yin yang e no fluxo do ch’i (energia vital) expresso na sincronia dos movimentos corporais. A relação harmônica entre os movimentos, a respiração e a atitude mental serena caracteriza essa arte como uma meditação em movimento, proporcionando serenidade e a habilidade na atenção plena.

A prática desenvolve a dinâmica corporal para realizar de forma natural e com o mínimo gasto de energia desde tarefas simples do dia a dia até as mais complexas técnicas marciais. O praticante aprende a ter maior domínio e consciência corporal, uma boa coordenação motora e a manter uma postura estável e firme, porém flexível, livre de rigidez e tensão.

No Centro Cultural Tzong Kwan, trabalhamos com duas linhagens tradicionais de Tai Chi Chuan: o estilo Pai Lin, com ênfase no trabalho terapêutico de equilíbrio da energia vital; e o estilo Chen, com ênfase no aspecto de arte marcial interna. Confira:

 Tai Chi Chuan estilo Chen no Centro Cultural Tzong Kwan  Tai Chi Pai Lin no Parque Ibirapuera
TAI CHI CHUAN estilo CHEN

Dentre os estilos de Taiji, o Chen é o mais antigo e com aspectos marciais mais evidentes. Enfatizamos em seu treino o condicionamento corporal por meio de alongamentos e fortalecimentos estruturais de pernas, mobilização das articulações, equalização do tônus por meio de posturas estáticas (zhan zhuang) e coordenação plena através dos exercícios energéticos de chi kung (qigong) do “enrolar o fio de seda” (chan si gong). Também há o treino marcial e o ensino das formas laojia.​

TAI CHI PAI LIN
O estilo criado pelo mestre Liu Pai Lin contém elementos preciosos da medicina chinesa e dos treinamentos taoistas para o cultivo da energia vital. Durante a aula, são praticados exercícios variados de chi kung (qigong) e daoyin que visam aprimorar o fluxo energético, melhorando as condições de saúde física e mental. Em seguida, pratica-se a forma de 37 movimentos do Tai Chi Pai Lin, a qual cada aluno aprende passo-a-passo, bem como os princípios internos, aspectos filosóficos e meditativos que embasam a arte.

Tai Chi Chuan - Centro Cultural Tzong KwanDias e horários:
– 2ª e 4ª: 18h45 às 19h55.
– 3ª, 5ª e sábado: 9h20 às 10h30.

Professor: .
Fisioterapeuta, acupunturista e artista marcial com 27 anos de prática. Professor de Kung Fu estilo garra de águia, Chi Kung e Tai Chi Chuan (estilos Pai Lin e Chen).

MatrículaInscrições abertasCentro Cultural Tzong Kwan: Rua Rio Grande, 490, Vila Mariana, São Paulo.

Informações sobre o Tai Chi