Kung Fu no Centro Cultural Tzong Kwan

Kung Fu no Centro Cultural Tzong Kwan

Centro Cultural do Templo Tzong KwanO Centro Cultural Tzong Kwan é um espaço para práticas orientais vinculado ao maior templo de budismo chinês da capital paulista, o Templo Tzong Kwan. Um dos principais objetivos do Centro é incentivar a prática da meditação, bem como de atividades correlatas que levem a um mesmo fim: um desenvolvimento sadio de corpo e mente. O Kung Fu estabeleceu uma relação direta com a prática da meditação ao ser incorporado no Templo Shaolin há séculos atrás. O treinamento do corpo em conjunto com a disciplina da mente permitia aos monges grande destreza e capacidade de concentração. Apesar do contexto atual ser outro, os benefícios dessas práticas estão afinados àquilo que as pessoas buscam hoje em dia: serenidade, saúde e bem-estar, condições essenciais para a felicidade.

Atividades do Centro Cultural do Templo Tzong Kwan

O Kung Fu é uma herança milenar chinesa cujo valor não reside unicamente em suas técnicas de luta. A cultura chinesa antiga, de onde nasceu o taoismo, o confucionismo e o budismo chan, preconiza o equilíbrio de corpo, mente e espírito em harmonia com a natureza. O combate marcial pode ser considerado uma representação dos nossos próprios desafios de vida. Para assegurar a atitude pacífica do praticante, o mesmo deve observar o código de ética ensinado em sua linhagem de Kung Fu.

​A filosofia do Kung Fu envolve valores universais que transcendem credos e religiões, sendo muito apropriados à sociedade moderna. Uma arte com uma base filosófica tão rica e que oferece benefícios tanto físicos (flexibilidade, agilidade, coordenação, condicionamento, etc) como mentais (concentração, serenidade), merece ser explorada em toda a sua magnitude. Com essa abordagem, oferecemos a prática do Kung Fu como um caminho para o autoaperfeiçoamento e superação dos limites físicos e mentais. Os alunos são respeitados em sua individualidade e incentivados a desenvolver a consciência coletiva, o autoconhecimento e a capacidade adaptativa.

Marco Moura