Kung Fu estilo Garra de Águia

Kung Fu Garra de Águia

O estilo Garra de Águia (Ying Zhao Fan Zi Men, 鷹爪翻子門) caracteriza-se por golpes rápidos, movimentos circulares, saltos, garras e torções que representam a águia em sua força e agilidade. Possui técnicas de combate, Tao Lu (formas e sequências simulando uma luta), Toi Cha (aplicação combinada de técnicas entre parceiros), resistência física, o aprendizado de armas como bastão, facão, lança, punhal, espada, corrente, etc.

Mestres do estilo Garra de Águia de Kung Fu
Grão-Mestre Lau Fat Mang, Grã-Mestra Lily Lau, Mestre Francisco Nobre e Shifu Marco Moura

Características do estilo

Uma das principais características técnicas do estilo garra de águia é justamente a aplicação de garras a fim de imobilizar e controlar o adversário, além de ferir suas articulações de modo a debilitá-lo para o combate. Uma frase clássica do estilo diz: “Quando as mãos se encontram, não há para onde fugir. Quanto mais perto o adversário, mais fácil é vencê-lo.” 「手見手無處走,敵愈近愈易制勝」

Para desenvolver essa habilidade, é preciso um treinamento rigoroso a fim de fortalecer os dedos e ser capaz de aplicar a garra com agilidade e precisão. O treinamento de QìGōng 氣功 também é essencial para a aplicação correta da força interior. A técnica da garra faz parte de um método de Kung Fu denominado Qínná 擒拿, cuja tradução é “capturar e travar”. O perito nesse método pode dominar o adversário usando o sistema de alavancas do corpo ao pressionar as regiões articulares, as cavidades e pontos vitais, o que exige um pleno conhecimento anatômico.

No sistema de combate do estilo, são preconizados os seguintes princípios:

Aplicação de Qinna Garra de Águia
Aplicação de técnica de QinNa do estilo Garra de Águia

Zhuā Dǎ Qín Ná (抓打擒拿): Agarrar e Atacar, Capturar e Prender.
Fēn Jīn Cuò Gǔ (分筋错骨): Estirar Tendões, Deslocar os Ossos.
Diǎn Xué Bì Qì (点穴闭气): Atacar os Pontos Vitais, Bloquear a Circulação.
Shǎn Zhǎn Téng Nuó (閃展腾挪): Desviar e Esquivar, Saltar e Escapar.

As características do Qínná do estilo Garra de Águia são resumidas em um poema com 18 princípios que servem como base para compreender a execução apropriada de suas técnicas.

Poema de 18 ideogramas do Qínná Garra de Águia 鷹爪擒拿18要訣:
点拿锁扣搬缠切压摔擒抓拨拧封闭跌拦刁
Diǎn (dím) 點 (pontuar): Ataque preciso nos pontos vitais do corpo.
Ná (nàh) 拿 (pegada): Segurar para dominar o adversário.
Suǒ (só) 鎖 (travar): Travar e imobilizar as articulações dos membros ou pescoço.
Kòu (kau) 扣 (deter): Enganchar os membros e detê-los como um nó.
Bān (būn) 搬 (deslocar): Deslocar e mover o adversário.
Chán (jihn) 纏 (espiralar): Envolver e enrolar como uma serpente.
Qiē (chit) 切 (talhar): Ataques cortantes como lâminas.
Yā (ngaat) 壓 (pressionar): Pressionar os membros para baixo.
Shuāi (sēut) 摔 (arremessar): Aplicar arremessos e quedas.
Qín (kàhm) 擒 (capturar): Apanhar e capturar.
Zhuā (jáau) 抓 (agarrar): Uso de garras para prender o adversário.
Bá (baht) 拔 (puxar): Puxar os membros como se fosse removê-los.
Nǐng (nihng) 擰 (torcer): Aplicar torção no membro.
Fēng (fūng) 封 (selar): Bloquear e estrangular (garganta).
Bì (bai) 閉 (obstruir): Sufocar obstruindo a passagem de ar e sangue.
Diē (dit) 跌 (derrubar): Fazer o adversário desequilibrar e cair.
Lán (làahn) 攔 (deter): Obstruir ou repelir o avanço, impedindo aproximação.
Diāo (dīu) 叼 (abocanhar): Prender o punho do adversário com garra desviada.

Vídeo sobre a técnica Qinna do estilo de Kung Fu Garra de Águia – chaves e imobilizações

Histórico do Estilo

O Garra de Águia é um estilo com características do norte da China. Segundo a lenda, foi vigorosamente treinado pelo exército comandado pelo lendário General Yuè Fēi (em cantonês: Ngok Fei, 岳飛), fundador do estilo.

General Yuè Fēi

General Yue Fei
General Yuè Fēi

Yuè Fēi nasceu em uma família de agricultores no ano de 1103 na província de Henan. Órfão de pai, teria sido educado por seu padrinho Zhou Tong (周桐) que, além das matérias escolares, ensinou-lhe técnicas de Kung Fu que aprendeu no Templo Shaolin. Dentre os treinamentos de Yuè Fēi, faziam parte: arquearia, lança, práticas energéticas de Qi Gong e técnicas de chaves e torções (Qín Ná, 擒拿), que foram incorporadas no estilo que criara, o Garra de Águia. Após tornar-se general, Yuè Fēi venceu diversas batalhas, tornando-se ícone de lealdade e força. A ele também é atribuída a criação das modalidades internas Xingyiquan (形意拳) e Baduanjin (八段錦), usadas para a saúde, resistência e força de seus soldados. A grandeza do general despertou a inveja de muitos. Sofreu calúnias e foi injustamente condenado à morte em 1143. Após executado, seus soldados foram perseguidos e por isso mantiveram-se no anonimato. O estilo Garra de Águia só foi novamente revelado mais tarde pelo Monge Li Quan (瀝泉), que uniu essas técnicas à do estilo que praticava, o Fan Zi Quan (翻子拳, Punho Giratório). O Garra de Águia atual é a junção dos dois estilos: Ying Zhao e Fan Zi.

Árvore genealógica do Kung Fu Garra de Águia

Árvore genealógica do estilo Garra de Águia
Árvore genealógica do Kung Fu Garra de Águia

O estilo foi transmitido no Templo Shaolin para o Monge Daoji (道濟), que passou para o Monge Facheng (法成). Fora do templo, o estilo foi herdado por Liu Shijun (劉仕俊), que passou a Liu Chengyou (劉成有). Por sua vez ensinou o seu sobrinho, Chen Zizheng (陳子正) e seu terceiro filho, Liu Qiwen (劉啟文). A partir dessas duas figuras, o estilo chegou ao sobrinho de Liu Qiwen, o Grão-Mestre Liu Famen (Lau Fat Mang, 劉法孟), que então ensinou a sua filha, a Grã-Mestra Lily Lau (劉莉莉), considerada 8a geração do estilo.

O Garra de Águia foi ensinado na famosa escola de artes-marciais Jing Wu (精武), onde as 10 formas básicas dessa escola foram integradas ao estilo. Hoje em dia, o Garra de Águia é praticado principalmente em países como Brasil, EUA, China e Grécia. Foi introduzido no Brasil na década de 70 pelo Mestre Li Wing Kay (李榮基) e vem sendo amplamente difundido desde então, tendo atualmente representantes diretos da Grã-Mestra Lily Lau (劉莉莉), maior autoridade mundial do estilo. Como resultado do trabalho de décadas, o Garra de Águia é um dos estilos mais praticados em nosso país.

Um dos principais expoentes da linhagem do Garra de Águia no Brasil é o Sifu Francisco Nobre, detentor da maior graduação (7º duen) concedida pela Grã-Mestra no mundo e primeiro Sifu (mestre) certificado oficialmente por ela. Em sua escola, a Arte Nobre, formou diversos professores com reconhecimento internacional sob a missão de continuar o legado de 1000 anos do estilo.

Graduação Garra de Águia sistema Lily Lau
Graduação Garra de Águia